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Marketing não é Publicidade



 Marketing não é  Publicidade


Grande parte das pessoas confunde marketing com publicidade. A publicidade é uma parte importante do marketing, mas apenas uma parte. Outras acham que marketing é vendas. Mas se você desenvolve o marketing de modo eficiente, a venda acontece naturalmente, por que o produto foi feito sob medida para o consumido. Então o que é marketing?
É importante entender que o marketing é muito mais do que publicidade ou vendas. Marketing engloba entender as necessidades de um determinado mercado, passar essas necessidades para a produção, e com o produto desenvolvido, vender este produto para o cliente. Além disso, manter uma relação com o cliente é também função do setor de marketing.
Vamos ver algumas definições de marketing, e depois listar alguns aspectos para entender o que é marketing.
A definição de marketing pelo guru do assunto, Kotler: “Marketing é um processo social e gerencial pelo qual imdivíduos e grupos obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores.”
De acordo com outra definição: “Marketing é o processo de planejamento e execução da concepção, precificação, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços, para criar trocas que satisfaçam os objetivos dos indivíduos e das organizações”.Definição elegante, não?
Temos uma lista abaixo com nossas próprias definições, ou aspectos do marketing:
• Marketing é uma prática e um estado de espírito. – praticar marketing é uma coisa que está na intuição de todas as pessoas. Todo mundo tem um marketeiro dentro de si.
• Marketing é respeitar o consumidor e estar atento ao que ele pensa e àquilo de que precisa: fazê-lo descobrir novas necessidades e atende-las.
• Marketing é criar e agregar valor aos produtos e serviços que temos. – o processo de agregação de valor é contínuo. Não é por que temos um produto pronto, que não precisamos mais modificá-lo.
• Marketing é praticar e aprofundar o relacionamento com os clientes. – faz parte do marketing manter uma relação de longo prazo com o cliente. Por isso que um importante subsetor é o marketing de relacionamento, que procura otimizar a relação entre a empresa e o consumidor.
• Marketing é descobrir sutilezas e fazer a diferença para o consumidor – no marketing, estamos sempre pesquisando as necessidades do nosso consumidor, e agregando valor aos nossos produtos que vêm de encontro a estas necessidades.
Neste momento você já pode criar a sua definição do que é marketing. Como pode ver, é algo complexo de se explicar em uma definição só.

Como garimpar seus diamantes no Marketing de Rede


Assim como no garimpo, muitas pessoas veem a possibilidade de ganhar dinheiro rápido no Marketing de Rede, mas essa não é a essência desse negócio. Nós estamos numa atividade que, por regra, leva tempo para que as coisas se estabilizem. Imagine que você inicia seu negócio junto a uma empresa e demandará algum tempo para aprender sobre seus produtos, sobre seu plano de marketing, sobre como convidar pessoas, fazer uma boa apresentação, um bom fechamento, etc. E que todas as pessoas que você trouxer para o negócio terão que passar pelo mesmo processo, e todas as outras, trazidas por elas, também. Isso leva tempo. Então, você pode até explodir e ter um crescimento acelerado dentro de alguns meses ou um ano, mas só terá uma organização realmente profissional dentro de três a cinco anos, no mínimo. É burrice entrar nesse negócio se pretende passar pouco tempo, não acha? Você vai perder a melhor parte do jogo, que é justamente quando seu time estará profissionalizado, com o passe de bola afinado, e as coisas andando de “vento em pôpa”. Então, o melhor que você pode pensar é em estabelecer-se no mercado do Marketing de Rede como um profissional que pretende passar anos nesse setor, dando o máximo de si, aprendendo o máximo de seu negócio, ajudando o máximo de pessoas, ganhando o máximo de dinheiro e, a exemplo de Muitos empresarios de sucesso, porque não, fazendo história nessa indústria? Se pretende encontrar pedras preciosas que resolvam seus problemas financeiros para sempre, mude seus pensamentos a respeito da oportunidade do Marketing de Rede. Não pense em fazer uma ou duas escavações e logo jogar suas ferramentas de lado, resmungando que nesse terreno nada há. Sintonize seus pensamentos e suas ações com o trabalho, com a crença, com a perseverança e, quando um, dois, três, quatro “nãos” surgirem consecutivamente, ainda assim mantenha-se firme com seu plano de trabalho. Pegue uma carona nos embalos de Raul Seixas e “tente outra vez”. Tenha em mente que o importante não é descobrir para que lado o ouro está, ou qual empresa será a bola da vez. O seu trabalho e sua determinação, onde quer que esteja situado (no garimpo ou na indústria MMN), é o que realmente vale. Não é uma questão de sorte, mas de desempenho. E lembre-se que ao menor sinal de que está ali apenas para “fazer um dinheiro rápido”, sua reputação, o suor que já derramou e as pedrinhas que já conquistou podem ir por água abaixo num piscar de olhos. Ao invés disso, busque sua consolidação, não como um garimpeiro que foi lá na Amazônia apenas tentar a sorte, mas como um empreendedor que foi estabelecer-se na indústria do extrativismo e encontrar os mais valiosos minérios. Verdadeiros diamantes que enxergarão o valor, o mérito e o esforço de quem os garimpou e que estarão com você para o que der e vier. Trate seu empreendimento com seriedade, não como uma aventura. É assim que se faz esse negócio! É assim que se constrói uma organização de sucesso e é assim que se escreve uma grande história...
Marketing Na Biblia Sagrada

Todos os livros que falam de história do Marketing Multinível, ou Marketing de Rede, começam seu relato a partir de 1941. Naquele ano, o médico, químico e industrial, Dr. Carl Rehnborg lançou nos Estados Unidos uma variante das vendas diretas. Funcionava da mesma forma, sem intermediários, mas pagava em vários níveis, e não apenas sobre os diretos, como acontecia com as vendas diretas simples. Nascia, assim, o multinível.

Origem do Trabalho em Rede

Dr. Carl Rehnborg lançou o sistema de rede profissional, para a distribuição de produtos. Mas o conceito de formação de redes de pessoas para um fim específico é bem anterior. Meu amigo, o Professor e Consultor de multinível Waldir Benevides tem 30 anos de pesquisas sobre o sistema de rede e chegou a conclusões surpreendentes. No seu livro “Redes de Relacionamento – como construir um networking de sucesso”, ele diz:
“Em 30 anos de pesquisas sobre o sistema de redes encontrei várias referências, mas o que mais me chamou a atenção foi a rede de relacionamento e comunicação de Moisés, com cerca de 3 milhões de pessoas.
A história é contada na Bíblia, no Antigo Testamento, no livro de Êxodo, capítulo 18, versículo 21. O Êxodo é um dos cinco primeiros livros da Bíblia, cujo conjunto é chamado de Pentateuco, todos de autoria de Moisés. Ali vemos que, seguindo o conselho dado pelo seu sogro Jetro, Moisés fez uma sistematização da rede de relacionamento em 10, 50, 100 e 1000 pessoas.
Moisés escolheu os 10 melhores entre os 3 milhões para fazer parte de sua primeira linha de líderes. Em multinível chamamos a estes da primeira linha de primeiro nível, ou diretos, por estarem diretamente ligados ao patrocinador.

Quais os critérios que Moisés relacionou para esta escolha?

Identificamos pelo menos 3 critérios: Homens leais, ensináveis e que gostavam de ajudar pessoas a ajudarem pessoas. Estes dez também escolheram dez cada um, que somam então 100 pessoas no segundo nível. Os 100 colocaram cada um os seus 10, completando 1000 pessoas no terceiro nível. E assim por diante, em progressão, até chegarmos a 1 milhão de pessoas.
Moisés sentava com os 10 liderados diretos do primeiro nível, logo cedo pela manhã, e, antes do final do dia, todos os 3 milhões já sabiam o rumo que deveriam tomar.
As pesquisas do Prof. Benevides mostraram que a evolução para rede de negócio teve origem com as vendas diretas, porta-a-porta, boca-aboca, por David McConnel em 1886, como vendedor de livros, portanto há exatos 125 anos.
McConnel começou a oferecer um frasco de perfume como brinde para os clientes que compravam os livros que vendia, de porta em porta, em New York, EUA. O negócio prosperou e nasceu então a Califórnia Perfumes. Então, em 1939 foi adotado o nome de AVON, inspirado na cidade natal de William Shakespeare, Stratford-on-Avon.
Foi uma espécie de homenagem ao dramaturgo, pois McConnel era amante da literatura. A Avon é hoje uma das maiores redes de relacionamento de mulheres e comercialização do mundo.
A partir desta experiência pioneira, várias empresas foram copiando a fórmula e inovando à sua maneira, evoluindo em sistema até chegar ao marketing multinível.
Todos eles, uma evolução do sistema de Moisés, há cerca de 4 mil anos, conforme está registrado no livro de Êxodo.






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